top of page

Blog

"Não há nada que funcione para todos os casos" (Jung)

  • psiluanastuart
  • 25 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Vamos refletir sobre essa frase do psicólogo analítico C. G. Jung:


" O sapato que se ajusta a um homem aperta o outro.

Não há nada para a vida que funcione em todos os casos "


Somos seres que se diferenciam pelo contexto de vida, genético, histórico, entre outros. Mesmo sendo da mesma família (mãe, pai e irmãos) experimentamos o mundo de formas diferentes. Seja pelo temperamento que nasceu conosco, as características dos cromossomos que recebemos de cada um dos pais entre outros. Por isso nos comportamos de diversas maneiras referente aos estímulos externos.


Contudo, temos a propensão a nos comparamos com o outro sem considerar nossa história de vida, gostos e personalidade. Isso acontece por um motivo biológico e social já no início de nossa infância passamos a imitar os comportamentos dos pais e pessoas mais próximas como parâmetro comportamental. Assim, passamos longos anos nos identificando e diferenciando dessas pessoas.


Quando entramos na escola percebemos que existem variadas formas de se comportar, se comunicar e se relacionar e cada atitude gerará um comportamento de resposta do outro.


É quando percebemos que se relacionar é mais complexo do que imaginamos. Contém diversas escolhas e consequências. Isso pode nos gerar insegurança, medo e incertezas. Assim, buscamos o parâmetro do "sucesso" nos comparando com pessoas que admiramos e vemos como exemplo do que deveríamos ou gostaríamos de ser. Contudo, quando não conseguimos alcançar essa idealização de futuro, podemos nos sentir frustrados, ansiosos e impotentes.


Encontrar esse equilíbrio entre as alternativas externas e características pessoais para encontrar o nosso caminho é um desafio que exige autoconhecimento.


Por isso, ao fazer escolhas é importante nos compararmos a nós mesmos.

Considerar o sapato que se ajusta ao seu formato de pé, ritmo de vida e meu estilo pessoal.


Se está sendo difícil "se encontrar" e tomar decisões de vida busque uma ajuda profissional.

Os psicólogos são profissionais preparados para te auxiliar nesse processo.


Luana Stuart

Psicóloga

CRP- 08/1974


Curitiba, 25 de março de 2022.



 
 
 

Comentários


bottom of page