top of page

Blog

DICA DE SÉRIE

  • psiluanastuart
  • 17 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Friends


Friends é uma série de humor famosa que muitas pessoas já assistiram. Contudo, dessa vez convido os leitores a olharem a série pela perspectiva psicológica. Friends retrata a amizade de seis amigos (Ross, Rachel, Mônica, Chandler, Joey e Phoebe) que buscam progredir na vida profissionalmente, amorosamente e amadurecer psicologicamente. A cada nova temporada podemos perceber novas fases de vida desses jovens amigos mostrando suas dificuldades no cotidiano, dúvidas, incertezas e escolhas. Superações e aprendizados. O interessante dessa série é a riqueza de personagens que apresentam personalidades, dificuldades e habilidades únicas. Com humor nos monstra importância da amizade da turma para saúde mental e emocional ao enfrentar problemas do dia a dia. Sugiro que se você não viu a série desde o início ao fim que o faça com esse olhar psicológico da evolução dos personagens.


Coisa Mais Linda

Essa série brasileira retrata os valores e costumes dos anos 50. Tendo como protagonistas quatro personagens femininas de personalidade diferentes e muitas vezes complementares na resolução de problemas. Nos chama atenção sobre situações passadas pela mulher ainda hoje. E que a conquista de alguns direitos da mulher ainda muito recente. Abondando situações e temáticas como: a mulher no mercado de trabalho, violência doméstica, direito da mulher e racismo nos anos 50.


Maid

A série Maid é baseada no romance não-ficcional de Stephanie Land, conta a história de uma mulher e mãe em situação de abuso psicológico que busca sair dessa situação. A protagonista trabalha como faxineira e luta pela sua sobrevivência e de sua filha. Retratando os desafios da maternidades diante da situação de abuso psicológico praticado pelo ex parceiro amoroso. E a difícil busca pela saída do ciclo de violência familiar. Assim como aborda situações culturais e sociais que dificultam e/ou muitas vezes até impedem a mulher de sair da situação de abuso e violência.



Anne With An E

Depois de treze anos sofrendo no sistema de assistência social a orfã Anne é mandada para morar com um casal de irmão. Anne é uma menina lúdica, perspicaz que apresenta a necessidade de ressaltar as particularidades de sua individualidade. Com sua presença transforma a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou. Luta pela aceitação, seu lugar no mundo "soltando" frases inspiradoras em diversos momentos da série. Levantando questões pertinentes sobre a sociedade e comportamento humano.


Self Made

Série baseada na história de Sarah Breedlove dos Estados Unidos nascida em 1867. A protagonista trabalhou como Lavadeira parte de sua vida. Porém, ao perder seus cabelos descobre um cosmético para tratá-los resultando no desenvolvimento de sua autoestima. Iniciando sua trajetória empreendedora. Abordando temas como: Racismo, preconceito, resiliência e superação.

Essa série brasileira retrata os valores e costumes dos anos 50. Tendo como protagonistas quatro personagens femininas de personalidade diferentes e muitas vezes complementares na resolução de problemas. Nos chama atenção sobre situações passadas pela mulher ainda hoje. E que a conquista de alguns direitos da mulher ainda é muito recente. Abondando situações e temáticas como: a mulher no mercado de trabalho, violência doméstica, direito da mulher e racismo nos anos 50.0.


Luana Stuart

Psicóloga

CRP-19714


Curitiba 17 de março de 2021.





 
 
 

Comentários


bottom of page